quinta-feira, 17 de novembro de 2022

A Chegada

Crítica de filme: A Chegada

Arrival (Estados Unidos, 2016). De Denis Villeneuve. Com Amy Adams, Jeremy Renner e Foresty Withaker. Ficção científica.

 

Artefato alienígena pousa na Terra. Uma equipe formada por uma renomada linguista e outras pessoas é chamada para comunicar-se com os invasores.


Ao final da sessão, duas moças conversam:

— Mermã...

— Oi.

— Tu escutaste o ronco daquele senhor perto da gente?

— Se escutei? Eu e metade de quem estava no cinema. Ele roncou quase o filme todo. Mas tinha pouca gente.

— E não é? Nunca vi isso, esse aí estava no sétimo sono. Misericórdia. Mas me explica aqui, quem eram aqueles ETs?

— Eram ETs, ora!

— Sim, eu sei, mas o que eles queriam? Ficavam soltando uma fumacinha e essa fumacinha formava a letra deles.

— Queriam passar uma mensagem para a moça cientista, não lembra? Essa era a escrita deles.

— Lembro sim. Mas e a filha dela que morreu, o que tinha a ver? Toda hora a "piquena" aparecia...

— Tu não prestaste atenção no filme não? Tu estavas na sala, ou estavas dormindo ou o quê?

— Credo, vou já comprar capim para tu comer aqui na praça de alimentação.

...

— Mermã..., gostei do filme não. Ele é muito paradão. São uns ETs que aparecem numas conchas gigantes, e tentam se comunicar com a gente, mas ninguém se entende, por que a linguagem deles é bem diferente da nossa, né? E ainda tem aquele general chinês que quer é guerra contra eles...

As duas amigas se olham. Daí a outra diz:

— Eu também não gostei. Pensei que fosse um filme melhor, pois chamam logo uma linguista – a Amy Adams, gosto muito dela – para tentar se comunicar com alienígenas tão diferentes do que a gente está acostumado a ver no cinema. Quando a gente pensa em filmes de contato extraterrestre, pensa logo em chamar o Presidente, a polícia, os militares, cientistas da NASA, etc. Menos linguistas. Nisso gostei. Aliás, no começo gostei, a projeção prometia, mas depois quase dormia também. Assim, o filme é diferente, é uma ficção científica diferentona, mas para pior. É chato.

— É mesmo. Quem sabe no próximo filme a gente tem mais sorte. 



A gente se comunica escrevendo e falando, eles soltam fumaça. Os mesopotâmios deixaram textos em argila cozida e os incas davam nós em cordas.

Bom humor à parte, concordo com as duas.

"A Chegada" trata sobre a dificuldade de comunicação num possível encontro com alienígenas e, por extensão, da dificuldade que nós, humanos, temos de nos comunicar uns com os outros — assim como nação com nação. O problema é, ao mesmo tempo em que tem essa intenção nobre, desce com mão de chumbo sobre os chineses, na figura do general Shang, interpretado por Tzi Ma. Quer dizer, nesse aspecto, o filme rejeita enxergar uma outra potência, rejeita dialogar, rotula-a intransigente. Assim, ele se sabota na sua intenção. Se antes a desconfiança dos norte-americanos recaía nos índios, mexicanos, nazistas, soviéticos, japoneses, agora recai sobre os chineses e seu poderio bélico, econômico e populacional. São eles a grande ameaça à paz, hoje.

O filme de Denis Villeneuve podia ser menos pernóstico, mas, saiu com oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor filme, direção e roteiro adaptado. Venceu em edição de som. Sinal de que a Academia gostou dele, e o público também... dele e de seu norte americanismo. Eu – e as duas moças - fomos exceção. Nisso, não há derrotados nem vencedores, cumpre dizer, há apenas opiniões e análises.

Ademais, Denis Villeneuve faria bonito nas duas obras seguintes: “Blade Runner 2049” e “Duna”.

 

Cotação: «

(l - Ruim; «- Regular; ««- Bom; «««- Muito bom; ««««- Ótimo; «««««- Excelente)


Sugestão de ficção científica com pouca ação, mas muito melhor, é “Contato”, baseado no livro de Carl Sagan. É dirigido por Robert Zemeckis e conta com Jodie Foster no papel principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clube dos Vândalos

  Crítica de filme:  Clube dos Vândalos   The Bikeriders. De Jeff Nichols. Com Jodie Comer, Tom Hardy e Austin Butler. Drama. 116 min. ...